terça-feira, novembro 01, 2005

Tiro certeiro da ponte Europa, ou pq Cavaco começou o processo de bancarrota.



André Pereira na Ponte Europa afirma: «Mas... ele (Cavcaco)foi Ministro das Finanças de Sá Carneiro (1980)! Começou aí a levar Portugal à bancarrota de que Soares nos livrou em 83-85!?»
A afirmação é descontextualizada, daí que este post serve para a contextualizar.
O segundo gráfico mostra a evolução da taxa de cambio portuguesa.Este mostra, no quadrado mais à esquerda a tentativa de C.S. parar a desvalorização e combater a inflação ao passo que o segundo quadrado mostra o período de 1983-'1985. Em ambos os casos parou-se a desvalorização, logo as políticas aqui foram iguais. Mas.....

... no primeiro gráfico temos o efeito sobre a taxa de cobertura (Exp/Imp). Ora a medida de C.S. levou que esta chegasse aos 35% levando-nos anos mais tarde à banca-rota, enquanto as medidas de 83 estabilizaram-nos ao nível de 70%. Porquê a diferença? Basicamento pq C.S. não se apercebeu que para parar a desvalorização tinha tb de intervir no resto da economia, e combater a inflação pelos custos: congelar salários, aumentar a produtividade, etc. Isso não foi feito em 79 mas foi feito em 83.
E a crise petrolifera... ..bem essa foi em 1981 e se repararem a deterioração da taxa de cobertura começa no fim de 1979. A crise apenas destroi uma economia colocada numa situação frágil.
Se é um economista que queremos para PR será de certeza este?

2 comentários:

andrepereira disse...

El-snippres.
Obrigado.
Assim vale a pena discutir política. Com gente que sabe e pode ensinar!
André Pereira

Anónimo disse...

Também eu aqui vim aprender. Obrigado.