quarta-feira, janeiro 04, 2006

Mais uma do Super Mário...

Ivan diz o seguinte aqui: "...o economista de Boliqueime e o poeta de Coimbra...", referindo-se a Cavaco e Alegre respectivamente.
Não é por nada, esta forma de se referir aos dois mostra desprezo e arrogância face a Cavaco mas tanbém face às aldeias e vilas de Portugal, e porquê?
Porque Cavaco nasce em Boliqueime, mas faz o curso de Economia e Finanças no actual ISEG em Lisboa, cidade onde vive e onde fez a sua carreira. Alegre andou na Universidade em Coimbra (direito, que não acabou), a sua carreira de Poeta começa nessa cidade, mas ele nasceu em Águeda. Logo se Ivan quer qualificar os dois ou considera o local onde nasceram: "...o economista de Boliqueime e o poeta de Águeda...", ou onde estruturaram a sua carreira: "...o economista de Lisboa e o poeta de Coimbra...", fazer como fez foi só a pensar que referindo uma localidade mais pequena está a denegrir aquele de quem fala, é a costumeira brejeirice saloia dos lisboetas (não dos alfacinhas) que julgam Lisboa como o centro do mundo - o saloio, por desconhecimento do mundo, julga sempre que o centro do mundo é onde vive.

1 comentário:

João Dias de Carvalho disse...

Aqui vai e é com a necessária maldade:

- os jornais desportivos Franceses referem que estar a decorrer o “Rally do Dacar”.

Portugal pequenino (corrupção) …
Paulo Portas é de novo Suspeito de crime…
http://sal-portugal.blogspot.com/
JAC – Sal de Portugal