sexta-feira, janeiro 20, 2006

Análise ...

Análise aos trÊs blogs linkados neste: O quadrado (Q), o pulo do lobo (PL) e super mário(SM).

Comecemos pelo (SM), dos três foi o que teve simultaneamente um postar mais contínuo e coerente. Deve-mos congratular-nos por isso? Só se gostarem do estilo, com uma verborreia anti-direita, anti-movimentos cívicos , sempre a atacar os candidatos opositores, sem grande espírito construtivo a continuidade só vem piorar a coerência do estilo.
Quanto aos textos, na melhor tradição intelectualóide, longos, com conexão de ideias vagas e alguns com pouco sentido, parece-lhes a eles que a quantidade é qualidade. Sem direito a resposta pq o intelctual é assim: acima de todos, só ele sabe a verdade.
No fundo, no fundo:
Não disse nada de relevante para o país e o futuro, acenando quase sempre com o perigo da direita para o país (deve ser sobretudo para os ordenados deles, e não para os outros).

O PL mudou um pouco de estilo nos últimos tempos aproximando-se do estilo crítico, de prosa literária, de profecias apocalípticas do SM. Mas no início era diferente, falava de coisas concretas, economia, sociedade, melhoria ou não do país. Os dados nem sempre eram os mais correctos ou apresentados de forma trasnparente, mas contribuiram para dar uma visão do q o país é e não é. É de saudar a caixa de comentários (q afinal só censurou insultos e não opositores).
No fundo, no fundo: Como apoiantes de Cavaco fizeram muito mais por Cavaco q os amigos de Soares.

O Q não era verdadeiramente um blog. Actualizações infrequentes, mas servia para que apoiantes (e opositores) discutissem a campanha no dia a dia. De quando em vez um post, mais das vezes para dizer como é bom uma visão lírica de um PR poeta fora dos partidos (e logo, verdadeiramente independenete).
No fundo, no fundo: Tal como o PL para Cavaco, Q contribuiu positivamente para a campanha de Alegre. Adicionou um espaço diferente, de discussão.

Mas faltou uma coisa aos três, uma visão de futuro, de como será Portugal dentro de dez anos, qual o posicionamento de Portugal na Europa e no mundo, que áreas chave deve o PR preocupar-se mais (a educação , o investimento, a UE, os EUA e porquê? Faltou discutir o futuro). Houve um ou outro post, mas faltou muito disso, discute-se demasiado o 25 de Abril, o comunismo, o liberalismo. MAS meus senhores, o muro caiu hâ mais de 15 anos, está na altura de tb cair em Portugal e deixarmo-nos de discussões estéreis.

PROFECIA : Potugal dentro de dez anos será o 23º país mais desenvolvido da Europa dos 27.

Sem comentários: