quarta-feira, dezembro 14, 2005

Tiro ao super mário e ao Quadrado

Pedro Adão e silva diz isto no Super:
«...Ensinaram-me que quando alguém fala connosco, devemos olhar nos olhos. Não o fazer revela, não apenas falta de educação, como também um problema de carácter...»

tb Inês Pedrosa n'O Quadrado diz:
«...a sua verdade ontológica, que é a de não olhar nos olhos os adversários...»

Bem, não sei porque aprenderam isto, na verdade quando se fala com uma pessoa deve-se em primeiro lugar OUVIR a pessoa, a forma como se ouve não é indiferente e revela carácteres da personalidade da pessoa. Bem ,quando alguém quer charma-nos à atenção sobre qq coisa temos sempre a tendência de baixar a cabeça em sinal de aceitação do que o outro diz (um pouco subordinar-se ao outro). Se o outro quer é que se aprenda e não se seja submisso diz qualquer coisa como: 'Olha para mim'.
Duas pessoas que se respeitam usalamente olham uma para a outra, mas NÃO: OLHOS NOS OLHOS.
Esta posição de olhar para o olhar do outro que está a falar é incomodativo para quem fala. É a posição de quem quer subordinar o outro, elevar-se acima do outro. Se é isto que PAS fala de carácter e IP de etiqueta, para eles qualquer conversa é uma luta, de quem abandona primeiro o olhar nos olhos, quem se submete primeiro, enfim...

...ser educado é olhar para o outro, mas não fixamente nos olhos.

PS: E se querem ser realmente incomodativos para quem fala olhem para o nariz (não a ponta mas mais ao menos no meio), o outro pensa que o estamos a olhar nos olhos mas não encontra o nosso olhar para essa luta de quem subordina quem.

Sem comentários: