quarta-feira, dezembro 07, 2005

Cavaco teve uma conjuntura favorável enquanto PM...


... esta afirmação apareceu uns dias atrás no Super-Mario blog.

A figura acima, tirada daqui , figura 6, página 41 mostra o ciclo europeu desde 1987 até 2001. Podia arranjar outras fontes com a decada de oitenta (fui preguiçoso, confesso).

O que podemos ver, que desde 1987 ate 1990 uma alta constante do ciclo (os numeros nao querem dizer nada a nao ser que 2 e o dobro de 1, sao indicadores), sendo que é durante 88 que o ciclo europeu está mais alto.
Do gráfico em anterior post podemos ver que nos anos de 87 e 88 Portugal teve um crscimento elevado mas ja em 89 comecou a quebra do crescimento, o ano de 88 foi um dos melhores anos para Portugal mas tb foi para a Europa.
Apos isso tanto Portugal como o Ciclo europeu estão em quebra, acabando com um recessao, sendo que o ponto mais baixo em Portugal é 1993 e na Europa é em Dezembro de 1992.
Até aqui o crescimento português replicou, mais ou menos o ciclo europeu.

Em 1994 a europa atinge um novo pico, isso já nao acontece com Portugal. A nova expansao Europeia vai de 1995 a 1999 (com uma breve crise em 97) coincidindo com e expanao de Guterres que nao sente a crise de 1997, mas começa a diminuir o crescimento já em 1999, a Europa só começa a entrar numa queda no fim desse mesmo anos.

A expansao do ciclo europeu do final da década de 80 foi a mais duradoura e atingiu valores mais elevados (tal como o crescimento português), a do final dos anos 90 teve mais quebras (ex: 97) e nunca atingiu valores tão elevados, o crescimento português foi mais estável mas com valores mais baixos do que anteriormente.

Assim, pode-se dizer o que se quiser sobr os nossos governantes, mas na verdade os nossos períodos de expansão acompanharam mais ou menos o ciclo europeu.
É verdade que o que interessa é a convergencia.

Sem comentários: