quarta-feira, dezembro 07, 2005

E agora a convergência com a UE...



o gráfico acima é construido a partir dos dados da OECD - National Accounts (2004 Book). Os PIB sao tirados a precos e taxas de cambio constantes (ano de base 2000).

Para a EU15 e Portugal as linhas são as taxas de crescimento, a linha amarela é a diferenca entre as duas.

Média de 1986 a 1994 de Portugal - EU : 0.49%
Média de 1986 a 1995 de Portugal - EU : 0.52%
Média de 1989 a 1994 de Portugal - EU : 0.18%

Média de 1996 a 2001 de Portugal - EU : 0.38%
Média de 1995 a 2001 de Portugal - EU : 0.44%
Média de 1996 a 2002 de Portugal - EU : 0.28%

Nem o melhor de Guterres foi tão bom como o de Cavaco, nem o pior foi tão mau, nomeadamente de 1989 a 1994, I QCA foi o pior de todos, mas os anos após adesão à UE (86,87,88) com os efeitos pós-adesão foram os melhores.
Assim Cavaco não foi o D. Sebastião da economia, aliás de 1992 a 1994 divergimos, nem Guterres o 'Troll'.

Dúvidas q podem surgir ao leitor...

Porque diverge este gráfico com o apresentado no Pulo do Lobo (de autoria Abel Mateus)?
Na verdade não são directamnte comparáveis, A. M. usa um período de 4 anos (porquê 4 e não três ou dois?) para fazer a comparação, depois pq os dados que ele utilizou eram mais antigos (estes já foram revistos, é de notar que só ao fim de uns anos é que se chega a um consenso sobre o PIB de um determinado país), finalmente estou a fazer a comparação a taxas de cambio de 2000 isso pode dar alguma diferença. mas era o único a preços constantes disponivel para os UE15.

Porque é que as taxas de cresimento diferem neste gráfico com o anterior?
Na verdade ambos são construídos com séries diferentes. O deste post é construído directamente da base da OCDE e reflecte o cresimento do PIB medido em USD a taxas de cambio de 2000 a preços constantes (ano base 2000). Esta transformacao é devido à necessidade de comparar PIBs, eles têm de estar na mesmo medida.
O do anterior post era o PIB nominal em moeda local (escudo e depois Euro), dividido por população (PIB per capita) e deflacionado pelo IPC de modo a ter a evolução da capacidade aquisitiva do PIB em moeda nacional.
De qq forma a silhueta do crescimento/decrescimento é idêntica, só as percentagens é que se alteram.

Se houver mais dúvidas sobre os gráficos tenho todo o gosto em explicar como foram construídos e se eu tiver errado algures em corrigirei o erro (não é como alguns autores q insistem nos erros).

Sem comentários: