terça-feira, agosto 22, 2006

Tiro a...

... este.

Embora RR seja um brilhante economiste não o devemos hiperbolizar no seu percurso que não é diferente de muitos outros jovens economistas que estudaram na Inglaterra/EUA. De facto nesses países fazer o PhD com menos de 28 anos é quase norma, assim como tb é norma ficarem como professores durante alguns anos numa boa universidade, é a partir daí que se vê se é bom ou não, i.e., no segundo emprego e caso consigo a "tenure track", mas não tenho problema algum em dizer que RR o vai conseguir (a menos que em Portugal se hiper-valorize tanto o homem que no final pense que mais vale voltar para Portugal embolsar um bom salário do que se esforçar para fazer uma boa carreira).

Contudo a ideia do imposto sobre o consumo em vez do rendimento é algo disparatada. As teorias de taxação óptima dizem que se deve cobrar a cada um de acordo com as suas capacidades de gerar rendimento, o problema é que nós não sabemos quais são as reais capacidades de cada um. É um problema em que as características óptimas estão escondidas e portanto a forma de imposto deve ser feita por forma a revelar estas, se é sobre o rendimento ou sobre o consumo é indiferente desde que de facto se cobre sobre a capacidade de gerar riqueza e não sobre a riqueza gerada. Isto porquê, pq se cobro sobre a capacidade de gerar riqueza então o agente tem de necessáriamente gerar essa riqueza, se não o faço ele pode gerar menos riqueza por forma a beneficiar de ganhos fiscais.
Este sim é o verdadeiro "corner stone" do problema.

Finalmente uma incongruênica na forma de pensar de RR:
"Eu posso ganhar mil e gastar cem, e você ganha 200 e gasta os mesmos cem. Temos o memso nível de vida, pois gastamos os dois apenas cem. Então porque é que hei-de ser mais taxado que você? "
"O ponto de referência para medir o nível de vida está no quanto consumo."
Há economistas que calculam que, se substituíssemos um imposto sobre o rendimento por um único imposto sobre o consumo, que permitisse a mesma receita, um país seria 20%, 30%, 40% mais rico."

Calma, se antes digo que o meu nível de vida é medido pelo consumo e o bem estar tb, como posso dizer depois que um país é 20, 30, 40% mais ricos só pq tem mais dinheiro acumulado. Nesta l´gica deverei medir o aumento de bem estar pelo aumento do consumo, não posso justificar o imposto com uma medida (consumo) e os seus resultados com outra (riqueza). Deverei fazer o mesmo com as duas... ...embora acredite que os efeitos pudessem ser esses.

Sem comentários: