terça-feira, agosto 22, 2006

Europa vs EUA

Vários artigos do DN, aqui vêm colocar na ordem do dia o número de horas de trabalho por pessoa na UE.
De facto quando comparamos a UE e os EUA poderemos dizer que os EUA são uma economia de consumo e a Europa uma economia de lazer. Esta opção, claramente assumida na Europa, está a ser posta em causa considerando a comissão e vários governantes que tem de se flexibilizar o número máximo de horas por forma a manter a competitividade da Europa, contudo esta opção não poderá partir dos governantes mais preocupados com as receitas fiscais e com a comparação numérica do PIB per capita com os EUA mas deverá ser uma opção das pessoas.
Se os Europeus priviligiam o lazer em vez do consumo será que uma mudança legislativa alterará o cenário existente, será que um Europeu aceitará trabalhar a média semanal de um americano (72 horas/semana) e ter o mesmo número de férias (12 dias)? Ou será que para medir o bem estar de uma população deveremos incluir outros items para além do rendimento? De referir que num recente estudo da OCDE em que o diferencial do PIB per capita era compensado pelas horas de lazer alguns países europes tornavam-se mais ricos que os EUA e a maioria deles eliminva o diferencial que existia no PIB per capita.
Assim, como assim, a discussão está na ordem do dia, a questão é se a decisão será dada às pessoas ou se será imposta de cima tornando a Europa um lugar igual aos EUA, ou seja uma sociedade de consumo e não de lazer.

Sem comentários: