quinta-feira, agosto 24, 2006

Tiro a blogs dito liberais...

... ultimamente tnho-me dedicado a apontar baterias a alguns blogs que se gostam de afirmar liberais contudo em 90% dos posts que vejo não existe qq defesa de ideias liberais, existe sim a defesa de ideias coporativas de direita.
Veja-se este caso, até parece uma ideia muito liberal, contudo não o é. Liberal seria privatizar o ensino e não haver qq interferência nos preços do dito mercado, a proposta ali apresentada fixaria um preço mínimo, criaria uma situação de pressão sobre o Estado para financiar mais e no final a uma pressão pelos pais sobre o Estado para financiar e fiscalizar mais. Isto é, não um mercado livre, mas um mercado regulamentado, dirigido e administrado pelo Estado, e este tipo de mercados (veja-se o caso do mercado dos medicamentos) são usualmente os que pior funcionam e que mais custos dão ao Estado.

Na verdade muitos destes "liberais" não têm a mínima ideia de como funciona a economia (podem saber muito de direito, gestão, etc.) e não entendem que mecanismos são postos em causa qd se propõe algo para toda a sociedade. O que eles apenas vêem é o seu umbigo, pensam que eles estariam muito melhores se fosse como eles propõe e mais nada se alterasse à sua volta, ou seja que a modificação legislativa só os influenciasse a eles. O que se esquecem é que qq modificação irá mudar os comportamentos da sociedade toda como uma onda de choque e o resultado final, mesmo para o próprio, poderá ser pior.

Finalmente eu gostava de ver blogs realmente liberais e não blogs de uma direita corporativa apropriarem-se do nome, é que dão mau nome a que é liberal e defende a liberdade.

Sem comentários: