segunda-feira, agosto 28, 2006

Sobre este artigo de opinião...

... aqui.

Exprimo o meu total acordo. De facto parece ser óbvio que em tempos de crise as economias reinventam-se os estados parecem perdidos, mas para muitos não é.
E para os politicos este parágrafo é de leitura obrigatória:
"...O melhor que a política poderia fazer seria manter a solidez e confiança no ambiente institucional, flexibilizar o processo, agilizar a transformação, aliviar o peso sobre empresas e famílias, apoiar as que falham.

Mas a tentação de controlo é enorme. Ministros e funcionários julgam sempre adivinhar os novos caminhos, apostar nos vencedores, apoiar as inovações. Na melhor das hipóteses, é um enorme desperdício de recursos. Em geral, cria distorções que demoram anos a corrigir. Porque os políticos não fazem a menor ideia das empresas e produtos que a nossa economia vai produzir. Pois nem sequer as empresas o sabem, antes de os mercados terem decretado os vencedores. ..."

Atenção, apoiar os que falham não é o mesmo que garantir os rendimentos e privilégios aos que estão no topo actualmente, ainda antes de tentarem, isso, que é o que os governos tentam fazer é tentar manter o status quo social.

Sem comentários: