quarta-feira, abril 26, 2006

Tiros de metralha ao causa nossa...

Professor Doutor V. M. pde ser um grande jurista, um grande sabedor das leis, o problema é pensar que sabe da economia - aliás mal generalizado instalado entre juristas e advogados.
Tem, assim, apresentado no seu blog medidads de combate ao défice. Vejamos:

1ª medida: estabelecer um limite máximo para as novas pensões de reforma.
Diz que é iníquo receber pensões acima dos 5.000 e muitos não desocontaram para tal. Deveria sim considerar que as pensões auferidas deveriam ser proporcionais aos descontos (independentemente do montante) de toda a vida. Assim não sendo estará apenas a aumentar a carga fiscal sobre quem mais ganha o que levará a que muitas empresas desloquem as sedes para Madrid, pois aí os gestores de topo terão uma fiscalidade mais favrável. E com as sedes vão inúmeros empregos m«enos bem remunerados: telefonistas, secretárias, recepcionistas, agentes de limpeza, ... ... claro que está certo combate o défice aumentando de facto a carga fiscal.

2ª medida: eliminar, ou reduzir drasticamente, as deduções fiscais para despesas de educação e de saúde, salvo nos casos em que os correspondentes sistemas públicos não proporcionam os respectivos serviços em condições aceitáveis.
Claro que até posso concordar, mas ter aulas de inglês numa escola especializada é despesa ou não... ...a propina do ens. superior é despesa aceitável? Na verdade isto abre o caminho para menos educação no geral (menos livros, menos qualificação...). Corte na despesa, os seus netos a sentirão no crescimento económico...

3ª medida: Concordo mas foi o PS que as criou...

4ª medida: Concordo...

5ª medida: Acabar com os hospitais militares e demais instituições militares que deixaram de ter a justificação que tinham. Ao menos vá mais longe e acabe com os militares. Tb concordo.

6ª medida: Municipalizar os transportes públicos urbanos da área de Lisboa e do Porto e transferir para os municípios beneficiários dos mesmos - mas isto é o estado a gastar por A ou pr B, o efeito líquido é ZERO.

7ª medida: Jornalistas e advogados??? E então os amigos que coloca a ganhar do Estado, sem concursom, sem nada. Na verdade esses subsídios fazem parte do salário, o que quer é cortar nos salários, o nome das diversas componentes é indiferente...

1 comentário:

1313 disse...

atenção: os tiros não foram daqui