quarta-feira, abril 12, 2006

Tiro ao margens de erro...

.. este blog diz:

5.Eu disse coligação "mais votada"? Não é bem "mais votada": é mais votada depois de redistribuidos os votos dos partidos que não passaram a cláusula-barreira de 2%, ou seja, com toda a probabilidade, vários partidos da Unione.

6. Logo, é perfeitamente possível que a Unione tenha mais votos que a Casa, mas fique com menos após a redistribuição e que, logo, seja a Casa de Berlusconi fique com o bónus e, logo, com uma maioria absoluta, apesar de ter, em absoluto, menos votos!

Eu sei que Itália é complicada, mas as regras são:

Coligações elegem se tiverem mais de 20% ou 10% (senado ou câmara)
Partidos elegem se tiverem mais de 8% ou 4%
Partidos em coligações elegem se tiverem mais de 4% ou 2%.

Assim quando uma coligação obtém mais de 10% ou 20% divide os eleitos pelas listas de partidos que ultrapassam os 4% ou 2% e eventualmente o maior partido que não tenha atingido a fasquia.
Além disso há que ter em conta que em duas regiões (Trentino Alto Adige e Valle de Aosta elege-se por círculo uninominal o que foge à lógica anterior).

Depois para determinar a coligação vencedora soma-se os votos de todos os partidos parte dessa coligação, todos até os que têm 1 voto.

Logo Margensdeerro errou...

... finalmente numas eleições tão próximas os erros eram para surgir, até porque a lei é complicada na atribuição de lugares para o senado uma vez que dá um mínimo de 55% dos lugares à grande coligação que vença cada região. Assim ter vitórias de 51% vs 49% numa região é equivalente a ter 55% vs 45%. Excepções são os círculos com 2 senadores, onde a segunda força tem direito a um senador e onde só há um que fica para a lista vencedera. Veja-se na Europa Unione 54% Fi 23%, cada um com um senador.
América do Norte e central, Unione 34% FI+AN cerca de 40% mas como se apresentaram separadas o senador foi para a Unione, tipo círculo uninominal.

Complicado, não? E assim querem que quem faz sondagens acerte em eleições renhidas com um sitema novo e complicado.

Sem comentários: