segunda-feira, abril 17, 2006

Prodi vai durar?

Os analistas de direita gostam de dizer que não, que basta a birra de um pequeno partido de esquerda para Prodi cair, mas esquecem-se que a lei eleitoral italiana com o prémio de maioria dividiu os votos da seguinte forma:

Camera
Esquerda, Unione:
Ulivo (DS + Margherita + Republicani Europei): 220
Rifondazione Comunisti : 41
La Rosa nel pugno : 18
Comunisti Italini : 16
Di Pietri : 16
Verdi : 15
UDEUR : 10
SVP : 4
Aut. Lib Dem. (Partido do Vale dºAosta): 1
Eleitos no estrangeiro : 7
Total 348

Direita, CDL:
Forza Italia: 137
AN : 71
UDC : 39
Lega Nord : 26
Nuovo PSI : 4
Eleitos no estrangeiro : 4
Total 281

Diferença: 67 deputados.
Assim não basta um pequeno partido, por ex. os Comunisti Italiani + Verdi = 31, podem estes mudar-se e o governo não cai. Inclusive podem os da Rifondazioni + os Comunisti Italiani sairem do governo e absterem-se na câmara de deputados ( 57 votos) que o Prodi fica à mesma.
Mesmo que mudem mais partidos não é de colocar de parte um realinhamente com o Ulivo da UDC ou do Nuovo PSI. De recordar que o governo de Berlusconi caiu e foi reconduzido quando a UDC se demitiu do governo.

Mais factos:
Não é de esquecer que os partidos do Ulivo + Rifondazioni+ Di Pietro + UDEUR + Verdi participaram nas primárias da Unione, ficando de fora o PCI e a Rosa q com os partidos autonomistas (SVP é um partido autonomista do Alto Adige) têm apenas 39 lugares, sendo assim...

No Senado:
Esquerda, Unione:
DS: 62
Margherita: 39
Rifondazione Comunisti : 27
Insieme com lÚnione (Verdi+Rifondazione) : 11
Di Pietri : 4
UDEUR : 3
Unione+SVP : 3
SVP : 2
Aut. Lib Dem. (Partido do Vale dºAosta): 1
Ulivo (DS+Margherita): 1
Eleitos no estrangeiro : 4 (Unione)
Total: 158

Direita, CDL:
Forza Italia: 78
AN : 41
UDC : 21
Lega Nord : 13
Cdl: 2
Eleitos no estrangeiro : 1
Total: 156

Aqui é que a coisa está mais compicada, mas temos de tomar em conta que os partidos mais imprevísiveis (Rosa nel pugno - Radicali+SDI - e PCI) não têm um único senador. Todos os senadores foram eleitos por partidos que participaram activamente nas primárias que elegeram Prodi como cabeça da coligação, logo isso deve-lhe dar alguma força. A isto tem de se contar que o independente da América do Sul apoiará Prodi e os senadores vitalícios são maioritariamente pró-esquerda.

Finalmente se Berlusconi se mantiver em cena, a ameaça de ganhar novas eleições será tão grande que a esquerda não se autodestuirá.

PS:
Já agora o comissário europeu fraco, Romano Prodi, é o mesmo que permitiu uma transição tranquila para o EURO quando muitas pressões a queriam adiar; que conseguiu que 15 ministros da UE assinassem a constituição Europeia (foi com o forte Barroso que os referendos a rejeitaram); que negociou a entrada do Leste na União Europeia (Barroso sofrendo pressões da Alemanha, França e Itália quer adiar a entrada da Roménia e da Bulgária). O único fracasso relativo foi a constituição Europeia que foi chumbada em Referenfo na França e na Holanda, mas aí Durão Barroso recusou-se a explicar aos cidadãos o que era a constituição...
Para comissário fraco,... ...vamos ver se este é mais forte?

Sem comentários: