segunda-feira, março 20, 2006

Tiro a César ...

No DN aqui

César das Neves diz:
"A primeira é Nineteen Eighty-Four (1949) de George Orwell, que se pode tomar como a clássica representação de um estado totalitário e sufocante, o protótipo dos sistemas opressivos, do nazismo às teocracias recentes. ... Ao contrário da maioria destas histórias, a acção não se situa num futuro remoto, mas uns meros 35 anos depois da sua publicação. Só que a previsão falhou. Inspirado na URSS, ..."

Esta visão de que a obra 1984 é inspirada na URSS é falsa (ou pelo menos parcialmente falsa), mas o resultado da intrepretação dos leitores da obra e da realidade e propaganda sobre a qual viveram.
De facto o livro retrata vários aspectos da vida social dos EUA e do RU na data que foi escrito. Diz-se que Orwell disse que o livro retrata a situação politica-social do RU em 1948 qd a economia britânica estave em caos, o império a cair e os jornais noticiando os triunfos desta, e Oceania não é mais do que o futuro do império britânico (um império naval onde os marinheiros são louvados) e muita da inspiração para os actos de propaganda provém sobretudo da Alemanha Nazi mas claro que tb da URSS.
Mas dizer que é inspirado no regime da URSS é querer fazer uma analogia entre o que se leu e o que a nossa propaganda nos "vendeu". O livro é a visão do futuro da sociedade na altura que acaba por resvalar para o fascismo em todos os lugares, não concretamente uma crítica à URSS.

PS:
Um facto que 1984 previu foi que a "Oceania" tratava os prisioneiros de guerra como criminosos de guerra, na altura foi uma crítica ao tribunal de Nuremberga, mas hoje não é isso que os EUA fazem em Guantanamo?

Sem comentários: