terça-feira, outubro 24, 2006

Tiro ao presidente da entidade reguladora do sector eléctrico

Quando confrotado com a pergunta de que se a EDP não tem lucros elevados (´prós e contras de ontem) este respondeu que a EDP é um grande grupo e nem só a distribuição é que está sobre a sua alçada.
Neste caso disse que a EDP - distribuição tinha um lucro de (+-)130 milhões de euros e que (coitadinhos) tinham visto o seu lucro descer desde que a ERSE entrou em funções.
Mas a seguir disse que a EDP produção (e a ERSE não regula esses preços) tinha lucros de mais de 300 milhões de euros.

Mas estamos parvos ou quê. A EDP até está a ser "boazinha" pois podia na distribuição apresentar prejuízos, transferindo o lucro para a produção. É que comprando e vendendo electricidade a si própria, pode simplesmente aumentar os preços na produção (aumentando o lucro) e depois qeuixar-se na distribuição que as tarifas não cobrem os custos desta e por isso tem lucros baixos.
Enfim... ...se não sabe o que é transferência de lucros entre diferentes empresas de um mesmo sector, se calhar não devia estar onde está....

PS1: Pergunta que fica... ...e se com os novos preços o consumo de electricidade diminuir e não recuperar custos antigos, vão fazer mais aumentos no futuro?

PS2: Todo o documento apresentado aqui não está a apresentar uma clara imagem do porquê dos preços aumentarem 18%, simplesmente e de forma desgarrada tenta justificar o porquê. De facto um documento deste deverá simplesmente mostrar as contas e o resultado final e não o contrário, primeiro apresenta o resultado final e depois tenta explicar... ...parece mesmo que a forma de encontrar os preços foi mesmo essa. Primeiro decidiu-se, depois procuraram-se soluções.

PS3: Passar-se-á com a EDP o mesmo do que com outras companhias? Pq mal preparada para uma liberalização tenta-se injectar capital (à custa dos contribuintes) para se reestruturar, qd o já devia ter feito há anos?

Sem comentários: