terça-feira, fevereiro 14, 2006

Tiro ao Abrupto...

Aqui

Aquelas fotografias do trabalho aqui e além é para quem? Para os que não sabem o que é trabalhar? Uma mensagem para os amigos do Parlamento? Ou porque é 'encantador' ver aquelas pessoas a trabalhar?

Quanto às leis, que são um ataque a quem prefere um nick, deve ser o medo de ver que existe mais matéria cinzenta no mundo do que a dele.

Uma vez que é novo nisto*, deixe-me que lhe diga: Nos inícios da internet, quando esta era um lugar relativamente respeitável, uma vez que as pessoas 'importantes' a consideravam uma coisa de miúdos, um nick, uma identidade internauta era a norma. Mas agora que os 'importantes' se aperceberam do alcance da Net querem normalizá-la, querem nomes e fotos, querem torná-la na versão virtual da realidade quando antes era, definitivamente, a alternativa da realidade.

* - (Nota para quem acha estranho o novo nisto) - Desde os inícios da Net que houve coisas parecidas com Blogs. Inicialmente não havia mensenger, mas havia o Mirc onde as pessoas conversavam (podiam fazer uma sala exclusiva) ou aberta a mais do que uma pessoa (comunidades- chats). Mas para publicar opiniões havia as 'newsletters rooms'. O acesso era comlicado, tinha de se conhecer o IP ou nome do servidor onde estavam alocadas, a apresentação era só em texto e não eram user friendly para qualquer um. Resultado: havia muito pouco de política nessas newsletters e muito de outras coisas, sobretudo de assuntos para 'nerds' que sendo minoritários têm tb gostos 'diferentes' dos da moda cultural. Abreviando a história, depois veio o Yahoo com os seus Clubs e depois transformados em groups - essencialmente colocavam-se mensagens, eram user friendly e alguns grupos de discussão política começaram a usá-los.
O que não havia era o formato blog (não o sem comentários - pq nos Yahoo Groups pode-se dar acesso a qq um para ver as mensagens mas impedir a participação), mas uma divisão clara entre as mensagens do(s) dono(s) e mensagens subsequentes, assim como a visibilidade diferente das mensagens do(s) dono(s) e dos comentários dos outros. É esta diferenciação que tanto apraz os políticos e opinion makers porque podem colocar as suas mensagens em destaque no seu site, mas de resto é apenas uma transformação gráfica/visual do que já existia, importante sem dúvida, mas que leva a que os génios (da lâmpada) pensem que é uma coisa nova e que o que era usual e comum (nicks e personalidades virtuais) seja o denominador de anónimos cobardes, quando em vez isso sempre foi a norma no espírito da Net.
Este espírito de que o anonimato das fontes é a combater é uma transformação recente da sociedade actual, sem ela o caso WaterGate jamais seria descoberto, mas hoje a necessidade de controlo da sociedade por parte da inteligentia leva a que o anónomo seja combatido em nome de uma pseudo-moralidade da coragem individual em contra posição dos valores da verdade.

Sem comentários: