quarta-feira, maio 03, 2006

Tiros aos jornais portugueses... ...menos ao Público.

... às vezes o hábito faz-me reparar em coisas interessantes.
Estava eu a consultar o site do NY Times e decidi carregar no linh para CIÊNCIA, por acaso a seguir fui ao The Economist e fiz o mesmo (sim ,sou subscritor).
Como tb gosto do meu país fui ver o DN e acto contínuo cria clicar no mesmo link (ciência) e, NÃO HÁ. Fui ao JN e não há a secção. Fui ao Público e por acaso há uma secção de ciência, embora lá no fim, e não com um canal dedicado.
Comecei a indagar, por esse mundo fora no corriere della sera a dita ligação existe, no Repubblica tb, no El Pais idem aspas, aspas, no Le Monde também. Eu sei que a amostra é reduzida, mas todos os jornais de referência por esse mundo desenvolvido têm uma secção dedicada em exclusivo à CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Em Portugal só o Público (na edição em papel do Expresso tb não me lembro de ver tal coisas). Ora um choque tecnológico tb tem que passar pelos media, que incentivem o gosto pela ciência e este gosto quer se queira quer não passa pela divulgação da mesma. Um facto curioso é que em Portugal todos têm uma secção dedicada ao lazer, boa vida, ou seja à arte de GASTAR.

Sem comentários: