segunda-feira, maio 08, 2006

Rever política de imigração...

Tirado do DN:
"O envelhecimento da população poderá fazer de Portugal o país em toda a União Europeia com um nível de riqueza por pessoa mais baixo em 2050, apenas conseguindo igualar a Grécia, e sendo ultrapassado por todos os países do alargamento. A projecção é realizada num estudo sobre o impacto ..."

Mas o estudo é apenas baseado numa projecção demográfica baseado nos dados actuais, logo um crescimento da população activa poderá resolver o problema, mas...
... um aumento da natalidade agora terá consequências imediatas de piorar a situação. Se pensarmos que durante os próxmos anos vamos aumentar a taxa de natalidade só daqui a 20 anos a primeira corte chega à idade activa. Assim haverá uma época transitória em que o número de pessoas em idade activa será muito reduzido quando comparado com os idosos e jovens. Só daqui a 40 anos é que esse grupo terá um aumento relativo. Assim, embora necessário, o problema do crescimento para a geração actual não pode passar por aí, embora devamos criar as condições para que o problema não perdure para sempre, assim, como aumentar a população activa durante essa fase?

1 ...imigração, vamos ter que recorrer a imigrantes e deixar-mos de ser uma sociedade monocultural. Termos de aceitar asiáticos, árabes e sul americanos na nossa sociedade, de preferência com um nível de qualificação médio ou elevado. É válido para toda a Europa e mais para Portugal, só assim poderemos ultrapassar a prevísivel recessão. E contudo, não nos podemos esquecer que não é trazê-los e colocá-los num guetto mas sim integrá-los, torná-los portugueses por forma a que as tensões sociais não se tornem um problema no futuro, não como fez a França.

2 ...aumento da produtividade através da qualificação. Apesar de não ter efeitos negativos a curto prazo demorará o seu tempo e será que o temos?

Sem comentários: