sexta-feira, maio 12, 2006

O caso dos selos...

...não é a primeira vez que um caso como o dos selos acontece. No mundo financeiro várias empresas que prometem rentabilidades elevadas têm ido à falência levando à perda da poupança dos investidores que nelas acreditavam, apesar de no início o negócio parecer de confiança e, de factom rentável. E isto porquê? Será que no início era tudo um engodo? A resposta É invariavelmente , não. No início tudo funciona como deve ser, os títulos vendem-se, os investimentos fazm-se e as rentabilidades esperadas atingem-se... ...o pior vem depois, quando o sucesso é notório o número de agentes que querem investir aumenta exponencialmente e a fórmula do sucesso inicial não está preparada para alimentar rentabilidades elevadas para um tal volume de capital. Vejamos o caso dos selos, inicialmente a empresa investia em selos e estes valorizavam, contudo o aumento da procura que a empresa criou no mercado não alterou os preços e portanto tudo corria como deve ser. Quando a fórmula começou a atrair mais e mais investidores as necessidades de investimento em selos cresceram exponencialmente, como a oferta de selos é inelástica o aumento de preços destes no mercado começou a subir exponencialmente. Nesta altura a empresa estava a influir na subida do preço dos mesmos, era óbvio que mais tarde ou mais cedo o influxo de capitais parava e, portanto, a bolha especulativa iria rebentar. Quando foss necessário realizar liquidez não haveria compradores no mercado e o preço dos activos (selos) iria cair, uma vez que o grande comprador que tinha feito subir os preços tinha desaparecido e tornado-se grande vendedor. Assim as rentabilidades prometidas não eram alcançadas e a empresa falia.
Todo e qualquer investimento em activos de risco que prometam rentabilidades elevadas certas têm dentro de si a fórmula de fracasso, pois acabam por criar bolhas que rebentam. É certo que no longo prazo a rentabilidade até pode ser de 6%/ano, mas não se pode prometer atingir esta SEMPRE. Fazê-lo leva a que a mais pequena estagnação pontual do mercado leve à falência do mesmo.
Assim para futuros investidores o conselhoe é: vejam qual o activo que estão a comprar, se as taxas de rentabilidade dadas são elevadas tenham como certo riscos elevados, i.e., preparem-se para anos de grande cresicmento e anos de perdas e se vos oferecem rentabilidades elevadas como certas nem que seja num prazo fixo (5 ou 10 anos) sem risco e a todos os que quiserem entrar, então algo tem forçosamente de estar errado, pois quem gere a carteira não pode garantir que no dia de vencimento desta não tenha havido um crash nos preços cuja alta anterior ele próprio tenha alimentado. Os fundos de investimento fechados* (quantidade de capital a investir fixo à partida) são mais confiáveis pq não alimentam bolhas contudo são mais iliquidos, i.e., mais dificeis de vender. Neste caso vejam se estão cotados em bolsa ou preparem-se para ficar com o capital parado durante muito tempo.

*Atenção fechados de facto - i.e. o investidor não lança séries sucessivas de fundos fechados com a mesma fórmula, nesse caso o prorblema mantém-se.

Sem comentários: