sexta-feira, maio 26, 2006

É inaceitável...

In Público:

Litro de gasóleo vai ter cinco por cento de biodiesel
26.05.2006 - 15h21 Lusa
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que, a partir de Junho, cada litro de gasóleo vai passar a incorporar cinco por cento de biodiesel, uma medida prevista na legislação da União Europeia e que pretende defender o ambiente.
Em declarações aos jornalistas, no final do debate mensal na Assembleia da República, José Sócrates referiu que a medida do Governo está enquadrada "na legislação da União Europeia", que visa "incentivar a utilização deste combustível" e "proteger o ambiente".

E é inaceitével porquê, se o biodiesel reduz as emissões poluentes, se é renovável, se, no fim de contas é bom para o ambiente?... ...porque na verdade é MAIS CARO que o Diesel convencional (se não já todos tinham mudado). Adicionar 5% de biodiesel no combustível significará aumentar o preço do gasóleo.
Então como fazer para promover o ambientalismo sem ser às custas do cidadão? Na verdade um meio ambiente mais limpo implica menos gastos do estado na limpeza do mesmo (no caso do diesel, menos limpezas a monumentos, casas, edifícios e melhor ar para todos e menos gastos de saúde), assim a medida correcta seria dar uma redução fiscal no Imposto sobre produtos petrolíferos na mistura diesel + biodiesel por forma a ser mais competitiva, mas não, o governo opta pela má solução: OBRIGAR.

Eu quero ser LIVRE de escolher (embora escolhesse o biodiesel).

2 comentários:

Anónimo disse...

Um dia explico-te a quantidade de barbaridades que escreveste aqui..

Anónimo disse...

Então vá, explica...