quinta-feira, outubro 27, 2005

Tiro ao blog Mário Super

António M. Costa no blog super mário escreve:
" Daniel Oliveira.. com ... Bush reeleito, e exasperado com a ida às urnas de Ralph Nader, Daniel Oliveira sovou o candidato da esquerda “desalinhada”até o deixar inanimado... ...
convenci-me de que pudesse estar a enviar um recado para o “interior” do BE no sentido de a esquerda — seja lá isso o que for — se apresentar às eleições presidenciais sob a bandeira de um único candidato".

Meu caro António M. Costa as eleições nos EUA e em Portugal são diferentes.
Nos EUA tudo é jogado a uma volta, o candidato que em cada estado tiver mais votos ganha todos os grandes elitores. Logo é natural que as diversas correntes ideológicas se unam em torno de dois grandes candidatos. Quando isso não acontece favorecerá sempre o lado oposto. Veja-se o dano de R. Perot a Bush senior e a consequente eleição de B. Clinton ou os danos de Raplh Nader a Al Gore e a eleição de Bush Junior.

Portugal é diferente, a eleição faz-se a duas voltas. É natural que na primeira se apresentem diversos candidatos que depois se unem numa segunda volta em torno de um dos dois candidatos mais votados (se nenhum tiver mais de 50% dos votos). Aliás esta dispersão não causou dano a M. Soares aquando da sua primeira eleição como PR, lá estavam Zenha e Pintassilgo e a direita unida em torno de Freitas.

PS: António M. Costa é o único dos subscritores do blog Mário Super que admite comentários no seu blog, os outros não. Para pessoas que gostam de lançar temas de discussão e criticar os outros, gostam muito pouco de ver publicitadas as críticas que os leitores lhes dirigem.

Sem comentários: