sexta-feira, outubro 28, 2005

Artigo de opinião (ou as inverdades de Cavaco)

Este blog surgiu da ideia de desmontar argumentos falsos apresentados por outros blogs. O actual "post" é diferente porque não visa nenhum blog em particular mas a tentativa de uma candidatura a PR vender por verdadeiro o que não o é.
A candidatura é a do Professor Cavaco Silva. A primeira dessas "verdades" é de que a candidatura dele é supra-partidária e de todos. Das duas umas: ou esta ideia não é verdadeira ou se o é, se o Professor Cavaco Silva realmente se candidata fora dos partidos, significaria que o PPD/PSD e o CDS/PP tinham-se demitido de apresentar um candidato a Presidente da República e traído a máxima de Francisco Sá Carneiro ("um presidente, um governo e uma maioria"). Não me parece a mim, e penso que a ninguém, que o PPD/PSD tenha deixado de lado os objectivos que o seu histórico líder colocou como fasquia a antigir. Assim, a candidatura do professor Cavaco Silva é por isso, também ela, uma candidatura com outros objectivos que não o superior interesse do país. É uma candidatura que tenta derrotar a esquerda e logo não é uma candidatura supra-partidária ( a não ser que se consider supra-partidária se unir pelo menos dois partidos: PPD/PSD e CDS/PP). É uma candidatura pela direita e contra a esquerda.

A segunda dessas verdades é que ele está preocupado com o futuro do país e quer fazer algo. Mas não é necessário ser PR para o fazer, para apoiar as reformas de um ou outro governo. O seu historial, o seu passado, a sua importância política e o grau de professor catedrático em economia deveriam bastar para lhe dar tempo de antena para apontar direcções, propor reformas, apoiar ou não as políticas de um dado executivo governamental. Mas tem ele feito isso? Não. Remeteu-se ao silêncio, ao silêncio de quem vê o barco a afundar e nada diz, não grita, não corre, não nada. Ficou ali sentado a ver o barco a meter água e agora querem-nos fazer querer que ele sabe como resolver o problema. Na verdade Cavaco Silva não sabe como resolver o problema, não vai apoiar executivos de esquerda e vai utilizar a PR como um contra-poder talvez não a Sócrates, mas contra a esquerda.
Mais ainda, se o PSD ganhar as próximas eleições legislativas vai querer fazer o papel de Chirac, demitir governos e admitir outros sem eleições (a nossa constituição permite isso) e desvirtuar o papel de PR tal como entendido por Soares , Sampaio e por todos os portugueses: ser árbitro e não treinador.

Desde logo a candidatura de Cavaco Silva tenta vender estas "verdades" sabendo que os Portugueses apartidários gostam do homem/mulher deixado/a só contra tudo e contra todos (veja-se Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras, Isaltino Morais) e é com esses votos que conta vencer na primeira volta. Só que o surgir da candidatura de Manuel Alegre veio também ela ocupar esse espaço. E é aqui que eles inventam a terceira não "verdade" ao tentarem convencer-nos que a candidatura de Manuel Alegre é apenas contra Mário Soares, que é a candidatura de uma parte rebelde do PS. Mas a candidatura de Alegre não só NÃO é isso, como é o que eles gostariam de ser. A candidatura de Manuel Alegre É a ÚNICA que é APARTIDÁRIA, e cujos apoios terão de vir NECESSARIAMENTE DA SOCIEDADE CIVIL. Tudo o mais que se possa dizer é pura demagogia.

PS: Hoje não, mas talvez segunda-feira exponha porque é que a acção de Cavaco Silva como PM mostra que ele não tem as soluções para a economia portuguesa, a menos que admita que em 10 anos como PM não dirigiu ao nau Portuguesa no rumo certo.

Sem comentários: