quarta-feira, dezembro 13, 2006

Tiro ao Pedro Rolo Duarte

devido ao que escreveu aqui..

Para este senhor escreve:

"...dois patamares de blogues: os que, por serem assinados por personalidades mais ou menos conhecidas (jornalistas, políticos, intelectuais, escritores), gozam de uma relevância que lhes garante alguma influência na rede, e obedecem até a uma espécie de "livro de estilo" que os inscreve numa normalidade próxima dos media clássicos; e os outros, dos anónimos cidadãos, criados muitas vezes ao sabor de uma paixão ou de um ataque de raiva, e que obedecem somente aos "ventos" dos seus autores. Os primeiros são extensões de pessoas, causas, jornais, grupos de cidadãos. Os segundos são, na realidade, a vox populi que habitualmente se encontra nos cafés, nos barbeiros, nos cabeleireiros - e que agora está ali, também, ao alcance de um clique..."


É a visão daqueles que se acham a elite pensante do país. Eles pensam e julgam que têm um estilo, uma motivação e são coerentes enquanto que a populaça ignória escreve blogues ao sabor do vento, sem ideias e de forma incoerente.
Enfim, ... ..., sempre a mesma visão de que a populaça é ignorante e tem a sorte de ter blogues para exprimir as suas opiniões sem validade, quais usurpadores do espaço dos media.
Nada disso é mais errado, muitos blogues de anónimos são mais coerentes e obedecem a visões críticas da sociedade do que outros de personalidades que escrevem ao sabor dos títulos dos jornais. Ele espanta-se com:

"...Observando os dois patamares da blogosfera, o que se verifica é que o livro de Carolina Salgado desestabilizou de tal forma a comunidade que encontro reacções cruzadas: há gente circunspecta e de "referência" a brincar com o tema, e há pura vox populi a descobrir motivos de séria apreensão.

A experiência ensinou-me, nestes tempos incertos, que quando a blogosfera se baralha desta forma, Portugal não está muito diferente...."

...parece que não percebe a realidade, e que este facto de que essa gente de "referência" brinca com o tema e a populaça é mais séria é apenas um epifenómeno, ... ..., enfim este senhor não aprende nada com a blogosfera, pos na verdade essa gente de referência não são mais do que pessoas com a mania de que são grandes pensadores a quem um amigo, conhecido lhes deu um espaço num jornal para expressarem as suas ideias, não muito diferentes do resto da população, mas com a diferença que se acham superiores.
Na verdade, a primeira premissa de quem quer ser um pensador sobre a sociedade que o rodeia é não achar-se superior a esta mas igual quando o não fazem tornam-se apenas replicadores de interesses e escritores de filosofia de vão de escada.

Sem comentários: