sexta-feira, dezembro 15, 2006

Má ideia dar incentivos para empregar estudantes...

... basicamente porque introduz mais uma distorção no mercado e prolongará o tempo que as pessoas ficam nas Universidades.

Assim quando faltarem uma ou duas cadeiras de cursos em que não seja precisa ordem para a profissão em causa e temos exemplos em Economia, Gestão, Engenharia, ... estes alunos terão um incentivo fiscal se trabalharem.
Na prática as suas qualificações não são muito diferentes daqueles que já acabaram os cursos, logo o salário deve ser igual, contudo como os primeiros têm um incentivo fiscal as empresas vão dispender menos dinheiro com eles, logo têm preferência por quase graduados, mantendo assim os licenciados à parte ou com um salário menor.

No final o resultado é sim senhor a integração dos estudantes univ. no mundo do trabalho, mas desta forma à custa de manter no desemprego ou diminuindo os saláriosos dos que acabaram o curso.

A prazo os alunos percebem isto e irão todos adiar até ao máximo a finalização do curso superior (até ao momento em que terão de pagar as propinas por inteiro ou seja 3 anos) e assim cursos de 3 demorarão 6 anos a tirar.

Poderão pensar que não tem grandes problemas, de facto a maioria está mesmo no fim fazendo esta "jogada".

Contudo na transição como as Univ. vão ser financiadas tendo como base tb o sucessp de alunos que finalizam o curso vai haver um diminuição nestas taxas, logo menos financiamento e mais alunos inscritos e consequentemente menor qualidade.


Assim sendo dou os parabéns ao ministro da ciência pelo incentivo, pq de facto vai conseguir:
- integrar os estudantes universitários no mundo de trabalho enquanto estudantes
- até vai aumentá-los
- vai diminuir os salários aos recém-licenciados
- vai diminuir as txs de sucesso nas universidades e consequentemente o financiamento e a qualidade
- Assim diminuindo a qualidade de ensino vai tornar todos menos produtivos e Portugal crescerá menos.

PARABÉNS.

Sem comentários: