sábado, dezembro 09, 2006

Então estamos na época da ideia mais estúpida?

Quase de certeza que esta ganharia: A eleição das sete maravilhas do mundo.

Não pela eleição, numa época em que se elege tudo por netvoto não seria de estranhar o aparecimento desta ideia, o que relamente espanta é o objectivo: "A reconstrução do Buda Gigante de Bamiyan, no Afeganistão".

Bem sei que foi uma obra de arte imemorial destruída por fanáticos islâmicos, contudo será boa ideia reconstruir a estátua a uma dividande não adorada num país muçulmano, onde existe uma guerra civil entre fundamentalistas e moderados? De certez que não será, os moderados já têm o problema de serem apoiados por forças não ocidentais para explicar a uma população desconfiada de tudo o que não porvém do Corão. Agora reconstruir o Budo é dar mais munições aos talibans, já estou a ver nas aldeias os caudilhos taliban a dizerem à população porque é que esta deve combater o governo:

"Estão a ver, esses vendidos ao Ocidente estão a construir estátuas pag~s no nosso território em clara contradição aos ensinamentos do profeta. Se não nos apoiarem amanhã vão-vos negar o direito à nossa religião e obrigar-nos a curvar perante Deuses falsos"

É isto que aquela reconstrução irá originar, mais apoio aos radicais.
E a deculpa de que era um património da humanidade a preservar, porque não vamos repôr na sua originalidade as inúmeras mesquitas convertidas em Igrejas no Sul das penínsulas ibérica e itálica? Ou será chocante repôr esses mesquitas em vez das igrejas que destruiram parte da arte original?

Com ideias destas a ideia de um "double standard" por nossa parte venderá bem no mundo islâmico e, consequentemente, abrirá mais o fosso entre nós e esseas sociedades que se radicalizam mais e mais devido a ideias estúpidas como esta.

Sem comentários: