sábado, abril 15, 2006

Andam para aí a comentar as eleições em Itália, mas...

... quem fala de maiorias à justa esquece-se que na câmara a esquerda tem uma vantagem grande fruto da lei Berlusconi (cerca de 55% dos deputados). No senado tem mais 2 (três se contarmos o independente Sul Americano pró- Prodi) e ainda a maioria dos senadores vitalícios - sete se não me engano.

... e ainda este facto. Para o Senado só vota quem tem mais de 25 anos e aí Berlusconi ganhou com mais 400.000 votos, para a câmara votam todos e aí Prodi ganha com 25.000, o que significa grosso modo que no eleitorado de 18 a 25 ganhou 425.000.

A Itália mais velha para quem ainda a esquerda são os comunistas que comem crianças e o papa o mentor da vida, jámais votarão na esquerda ou deixarão esta chegar ao poder. A Itália jovem, para quem o pré-1991, a primeira républica, a cortina de ferro diz muito pouco votou em Prodi e votou pela economia.

E finalmente a vitória da esquerda "é a economia, estúpido", porque desde 1991 pela PRIMEIRA VEZ em eleições paralamentares a esquerda junta teve MAIS VOTOS do que a direita.

Enfim... ...quem quer minimizar a vitória de Prodi onde um historial de eleições jámais tinha dado à esquerda uma maioria, onde a lei foi feita por um fascista da Lega del Nord, é querer muito, se calhar quer fazer parte destes aqui.

Sem comentários: